Oficinas de churrasco: não basta comer, tem que saber assar .

Oficinas de churrasco: não basta comer, tem que saber assar .

Oficinas de churrasco: não basta comer, tem que saber assar.

Público da Capital interessado em comandar refeições entre amigos busca mestres assadores para aprender os segredos do típico prato gaúcho.

Beta Iribarrem / Divulgação Pueblo595
O especialista em churrasco Rodrigo Huffel ensina técnicas para assar a carne em grelha, durante capacitação em Porto Alegre.

Para evoluir da condição de apreciador para assador de churrasco, os porto-alegrenses estão marcando presença em oficinas onde os segredos do prato-símbolo da gastronomia gaúcha são revelados. O interesse nessas capacitações parte, principalmente, do público urbano que tem churrasqueira em suas casas e quer adquirir segurança para comandar refeições entre amigos.

— É um movimento de recuperação do gosto pelo assado. Isso é cultural, mas estava delegado às churrascarias e aos churrascos de domingo no interior do Estado – avalia Henrique Borges, produtor de eventos gastronômicos.

Para atender a esse desejo, chefs e assadores empíricos ministram oficinas que vão desde o preparo do fogo aos melhores cortes e harmonizações. Na Capital, o coliving Pueblo595 recebeu, no começo do mês, o chef Rodrigo Huffel, que ensinou a cerca de 30 pessoas o assado de tira, o bife de chorizo e a linguiça campeira.

Nas oficinas, o especialista em churrasco desafia a preferência do gaúcho pelo espeto e recomenda a grelha argentina para o preparo de carnes. Ele afirma que o método distribui melhor o calor sobre o alimento, evita a perda do suco e diminui o levante de brasas na carne — pois a grelha possui canaletas que retém a gordura que cairia no fogo.

— E o sal grosso é indicado apenas para assar o famoso costelão 12 horas, pois demora mais tempo para diluir na carne — recomenda Huffel.

 Talento feminino à frente do churrasco

Milena Silva Santos / Divulgação
A assadora e sommelier Michelle Landgraf ministra oficinas de churrasco exclusivas para mulheres em Porto AlegreMilena Silva Santos / Divulgação

O interesse das mulheres em cursos de churrasco mostra que o comando do assado, culturalmente um território masculino, também pertence a elas. A sommelier e assadora Michelle Landgraf percebeu há alguns meses a crescente demanda feminina pelos ensinamentos:

— Comecei a participar de festivais e identifiquei um público que queria que o conhecimento fosse passado de outra forma, entre mulheres.

Michelle criou então o Divas de Fogo, oficina para mulheres que ministra em Porto Alegre a cada dois meses. A chef ensina preparos no espeto, na grelha e também a utilização de cortes americanos e técnicas europeias. O curso foi além das aulas, dando origem a evento organizado exclusivamente por assadoras.

Na primeira edição da churrascada Divas de Fogo, que ocorreu no último dia 10, cerca de 800 pessoas foram servidas. Michele comemora o resultado e espera conseguir, entre oficinas e churrascadas, multiplicar momentos de congregação em torno do fogo:

— Churrasco é compartilhamento: churrasco sem amigos é só carne assada.

Dicas dos chefs para um bom assado

No espeto

  •  Comprar carne de qualidade e com procedência
  •  Cortes de costela e vazio são recomendados
  • Salgar depois de assado, com sal entrefino
  • Ter atenção especial com os acompanhamentos, optando por pimentão, cebola e repolho no espeto, finalizando-os com ervas e azeite.
  • Harmonizar carnes gordurosas com vinhos tannat ou cabernet sauvignon

Na grelha

  • A temperatura da churrasqueira deve ser a que permite, como teste, manter a mão na 
    altura da grelha por cinco segundos.
  • Salgar depois de assado, com sal fino
  •  Antes de colocar o sal, passar manteiga de ervas sobre a carne
  • Deixar descansar por dois minutos antes de cortar, estimulando a saída do suco do centro do corte e tornando a peça suculenta.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 - Gaúcho Eventos Buffet - Todos os direitos Reservados.

Criação de Sites e Criação de Lojas Virtuais

Olá! Clique em um de nossos representantes abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.

Chat Online com Whatsapp