Temperos para carne vermelha: confira

Temperos para carne vermelha: confira

Você sempre quis saber como temperar a carne para deixá-la igual a dos restaurantes? Então vem que a gente ensina os melhores temperos para carne vermelha!

Isabela Henriques

carne bovina é uma das carnes mais gostosas e consumidas no mundo inteiro. Com diversos cortes e preparos diferentes, é possível montar pratos incríveis que são capazes de agradar até os piores críticos. No entanto, existe uma dúvida comum para todo bom apreciador de comida: como temperar para deixar a carne ainda mais incrível? Bom, é para isso que o TudoGostoso está aqui, caro leitor: para ajudá-lo nesse momento. Hoje nós vamos contar quais são os melhores temperos para carne vermelha de acordo com o preparo. Se liga!

Chef temperando carne vermelha

Chef temperando carne vermelha
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Temperos para carne vermelha

Sal e pimenta-do-reino: os principais temperos de qualquer preparo

Tem gente que diz que o sal e a pimenta-do-reino são dispensáveis e que podem ser substituídos por outros temperos mais moderninhos. Mas o TudoGostoso traz a verdade: não caiam nesse conto. O sal e a pimenta-do-reino são os temperos-base de qualquer preparo, principalmente das carnes vermelhas. A carne de boi é saborosa por si só  e não precisa de muitos outros temperos para ressaltar seu paladar, principalmente se for uma carne premium como picanha ou filé mignon. Então, mesmo que você vá preparar outros cortes de carne como coxão mole, peito de boi, ponta de agulha ou músculo, invista nesses dois temperinhos!

Especiarias podem dar um toque especial em assados, cozidos e ensopados

Cominho, cravo-da-índia, gengibre, noz-moscada e curry podem dar um toque único a sua carne. Use cominho no assado. Já o cravo-da-índia e o gengibre são mais indicados para as carnes cozidas, e a noz-moscada e o curry,  para os ensopados. Porém, fique à vontade para brincar com os temperos em diferentes preparos e decidir o que você gosta. Lembre-se que a noz-moscada dá um toque mais adocicado à carne, enquanto o gengibre pode ser bem picante.

Dica extra: um tempero muito usado nesses tipos de preparo é o molho de soja, também conhecido como molho shoyu. No entanto, quando for usar esse molho específico, tome cuidado na quantidade de sal que colocar, porque o molho já é bem salgado!

Frigideira com bifes temperados

Frigideira com bifes temperados
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Temperos básicos para uma carne grelhada suculenta

A hora de preparar um grelhado é a hora de brincar com os temperos e decidir qual o sabor mais te atrai. Não fique com medo de testar temperos que você nunca tinha ouvido falar ou que ainda não conhecia. Para ter uma noção básica, os temperos que mais combinam com uma boa carne grelhada são coentro, cominho, louro, pimenta-calabresa e páprica. Alguns outros, como limão, alecrim e tomilho, também podem ser utilizados, apesar de muita gente acreditar que eles não combinam com carne vermelha. A dica que eu posso te dar é experimentar. Eu também achava que gotas de limão não tinham absolutamente nada a ver com picanha, até o dia que eu experimentei e gostei bastante.

Além disso, esse tipo de carne também pode ser servida com molhos para acompanhar e algumas das nossas dicas são: molho madeira, chimichurri, molho de mostarda dijon.

Ervas para aquela carne moída de dar água na boca

Ah, a carne moída… Sem dúvidas, um dos preparos de carne vermelha mais simples que existem. Versátil pra caramba, ela pode ser usada para fazer hambúrguer, almôndegas, quibes, macarrão, escondidinhos… São tantas opções que dá até para se perder! Então é claro que não poderíamos deixar de falar especificamente dela, não é mesmo?

No caso da carne moída, principalmente se for acompanhada de molho vermelho para lasanhas e macarrões, você pode usar e abusar de ervas como manjericão, orégano e manjerona. Já para preparos sem molho como hambúrgueres, almôndegas e quibe,s escolha hortelã, menta e cheiro-verde.

Alho e cebola

Assim como o sal e a pimenta-do-reino, o alho e a cebola também são temperos supersimples de usar e que combinam com qualquer preparo de carne!

Pedaços de carne temperados com sal, pimenta-do-reino, alecrim, alho e pimenta malagueta

Pedaços de carne temperados com sal, pimenta-do-reino, alecrim, alho e pimenta malagueta
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *